Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Você cuida do seu coração?

Notícias

RSS

15/02/2018

Você cuida do seu coração?


 



 O coração é responsável por bombear o sangue oxigenado proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado, que retornou ao coração, até os pulmões, para assim, receber oxigênio novamente. A adoção de alguns hábitos saudáveis contribui para prevenir o surgimento de doenças cardíacas. Veja:

- Controlar o colesterol;
- Prevenir e controlar a diabetes;
- Prevenir e controlar a hipertensão;
- Evitar o fumo;
- Evitar a ingestão de álcool ou consumir com moderação;
- Manter um peso saudável;
- Praticar regularmente exercícios físicos;
- Manter uma dieta saudável.

Os hábitos saudáveis devem fazer parte da vida do ser humano desde sempre. Entre os 35 e 40 anos é recomendável, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), procurar um médico para fazer um check-up completo do coração. Um simples exame de sangue poderá apontar o risco de a pessoa sofrer um infarto em cinco ou 10 anos. Quem puder fazer toda a bateria de exames, incluindo o ultrassom das carótidas, terá uma noção mais próxima da realidade sobre o que fazer para preservar a saúde e evitar um infarto ou um derrame cerebral.

Se você tiver tonturas ou desmaios frequentes, palpitações no coração, dores prolongadas no peito, falta de fôlego ao realizar pequenos esforços e dores nas pernas, mesmo depois de parar de se exercitar, não deixe de procurar um cardiologista.

Lembre-se que as pessoas com o histórico familiar de problemas no coração, aquelas que estão acima do peso ideal, fumam ou possuem outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão e aterosclerose possuem mais chances de ser acometidas por doenças cardíacas. Estes e outros sintomas, como dificuldade para dormir com a cabeceira baixa, batimentos cardíacos fora do normal e pele pálida ou azulada já são motivos suficientes para procurar um especialista.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!