08/04/2015
Transporte aéreo de órgãos cresce 10,1% em 2014
O número de órgãos e tecidos transportados por avião em 2014 teve crescimento de 10,1% em relação ao ano anterior. No total foram 7.380 itens que chegaram ao seu destino através das companhias aéreas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) – Avianca, Azul, Gol e TAM – contra 6.702 em 2013.
Em média, foram transportados 20 itens por dia nas aeronaves. Dentro desse número estão contemplados órgãos como coração e fígado, além de tecidos como córnea e pele. Os membros das equipes médicas também estão incluídos nesse total.
Dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, afirmam que o número total de itens transportados, inclusive todo o modal aéreo e terrestre, foi de 7.994 em 2014. As companhias associadas à ABEAR respondem por 92,3% desse total.
Acordo de Cooperação Técnica
O acordo firmado em dezembro de 2013 entre o SNT e a ABEAR foi fundamental para este crescimento. Uma equipe do Sistema Nacional de Transplante (SNT) permanece 24 horas por dia no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), localizado ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. As aeronaves que transportam órgão têm prioridade para pousos e decolagens, poupando preciosos minutos nesta luta contra o tempo e pela vida. Os operadores aeroportuários garantem também prioridade ao condutor do órgão e aos integrantes das equipes de captação e condução, nos procedimentos de inspeção de segurança e no acesso aos portões de embarque e desembarque.