Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Hospital de Saracuruna recebe capacitação sobre doação de órgãos e tecidos

Notícias

RSS

29/06/2017

Hospital de Saracuruna recebe capacitação sobre doação de órgãos e tecidos


Hospital de Saracuruna recebe capacitação sobre doação de órgãos e tecidos
O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes recebeu profissionais do Programa Estadual de Transplantes (PET) para capacitação de funcionários e colaboradores sobre conceitos relacionados à doação de órgãos e tecidos. Além de esclarecer dúvidas, a reunião destacou a importância do acompanhamento desde os procedimentos iniciais em potenciais doadores até o acolhimento para a doação efetiva.

- Estamos conseguindo resultados muito positivos em relação à captação de órgãos. Em maio fizemos 96 transplantes de córnea e batemos um recode. As capacitações de nossos profissionais são muito importantes para garantir que o serviço seja desenvolvido com todo o cuiidado e qualidade - disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Ministrado pela enfermeira do setor de Educação do Programa de Transplante Hospitalar (PET), Ana Carolina Almeida, o treinamento abordou questões como procedimentos e critérios sobre morte encefálica, preservação dos órgãos para doação, cuidados com potenciais doadores e o acolhimento familiar. Além disso, foi dado um teste para avaliar o conhecimento dos profissionais sobre o tema.

- Ao passar para os profissionais os critérios estabelecidos para uma doação, evitamos a perda de órgãos que podem salvar vidas. O esclarecimento do assunto e a abordagem correta neste momento de dor da família são essenciais e essa é a importância de treinamentos periódicos - declarou Ana Carolina.- declarou Ana Carolina.

O PET Educação e Pesquisa surgiu a partir da necessidade de organização da demanda de educação dos profissionais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Com a criação do PET Educação é possível manter cursos estruturados, com aulas formatadas e testes pré e pós-cursos, garantindo que todos os participantes tenham acesso ao mesmo conteúdo e método de ensino do tema.

Comissão permanente - Criado com o objetivo de aumentar o número de transplantes de órgãos e tecidos no Estado do Rio de Janeiro, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) foi implantada no HEAPN em 2014 e desenvolve o serviço contínuo do cuidado ao doador potencial e o acolhimento da família, feito em um contato direto com médicos da unidade.

Doação em números – Doação em números – Só em 2017, 12 captações já foram realizadas no HEAPN. Referência nacional em captação de órgãos e tecidos, além de morte encefálica, o hospital também realiza trabalho de captação de tecidos em pacientes de coração parado, ou seja, pacientes que já foram a óbito e são doadores em potencial.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!