Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Transplante de fígado é tema de novela da Rede Globo

Notícias

RSS

02/03/2012

Transplante de fígado é tema de novela da Rede Globo


Transplante de fígado é tema de novela da Rede Globo
TV Globo/Divulgação
A arte imita a vida. O clichê é antigo, mas válido. E neste caso, bastante útil e educativo, pois pode esclarecer a população sobre as questões que envolvem a doação de órgãos. Na novela “A Vida da Gente”, da Rede Globo, a personagem Júlia, interpretada pela atriz-mirim Jesuela Moro, foi diagnosticada com um tipo raro de hepatite aguda grave – também chamada de fulminante –, e somente um transplante de fígado pode salvá-la. Na vida real, muitas pessoas passam por situações parecidas todos os dias e a reação é a mesma: uma mistura de desespero com esperança.

O transplante de fígado é indicado para pacientes com doenças hepáticas em estágio avançado – que podem causar danos irreversíveis ao órgão, com risco de morte ou com a qualidade de vida comprometida.

A doação pode vir de um doador falecido – pacientes diagnosticados com morte encefálica são potenciais doadores, dependendo apenas do consentimento familiar – ou de um doador vivo, quando parte do fígado é retirada para doação – o doador que possui um grau de parentesco mais distante ou sem relação consanguínea necessita de autorização judicial para realizar o transplante, procedimento dispensável caso a doação seja proveniente de cônjuges ou parentes até 4º grau (pais, irmãos, netos, avós, tios, sobrinhos e primos).

Para que, assim como Júlia, mais pessoas tenham um final feliz, faça a sua parte. Manifeste sempre o seu desejo de ser um doador. Converse com seus amigos e familiares e espalhe a importância desse gesto tão simples e nobre. Salve vidas!

 

Curiosidade: Alguns cirurgiões do Programa Estadual de Transplantes participaram das cenas de transplantes na novela. Os médicos atuaram como coadjuvantes voluntariamente e ajudaram a passar o clima real do que ocorre em uma sala de cirurgias.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!