Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Família de Vitor Gabriel diz sim à doação de órgãos

Notícias

RSS

07/11/2017

Família de Vitor Gabriel diz sim à doação de órgãos


 


Os rins de Vitor Gabriel Matheus, de três anos, tiveram um novo destino depois que a família da criança, vítima de bala perdida e diagnosticado com morte cerebral em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na última quinta-feira, dia 02, decidiu pela doação de seus órgãos. Esta é a prova que, mesmo diante de um momento de dor, optar por oferecer uma segunda chance para quem está na fila de transplantes, é um ato de amor e caridade.

A mãe da criança, Adriana Maria Leite Matheus, afirma que “pelo menos vai salvar outras vidas”. O pai, Anderson de Oliveira acredita que “vale doar porque você sabe que tem pedacinhos dele em outras pessoas, com outras crianças que não iam sobreviver”.

O destino dos órgãos doados segue diversos critérios técnicos, desde a compatibilidade e as condições clínicas dos inscritos na lista de espera.

Vitor brincava na sala de casa quando uma bala perdida atravessou o telhado e o atingiu. O pai, que o viu caído com a cabeça sangrando, pensou que o menino tivesse caído do sofá. Somente no hospital a criança foi diagnosticada como baleado.

“Lamentamos profundamente o ocorrido, mas agradecemos à família pelo gesto de extrema generosidade, optando pela doação dos órgãos neste que foi o momento mais difícil de suas vidas. O transplante é á única chance que alguns pacientes têm de continuar vivos”, disse o Coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Gabriel Teixeira.?

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!