Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Entenda como é a logística do transporte aéreo de órgãos no Brasil

Notícias

RSS

23/02/2015

Entenda como é a logística do transporte aéreo de órgãos no Brasil



A realização de um transplante de órgãos envolve uma série de fatores, sendo o mais importante deles o tempo entre a captação de um órgão doado e a realização da cirurgia no receptor. O tempo de duração do pulmão e do coração fora da circulação sanguínea, por exemplo, é de quatro horas; do fígado, 12 horas; e dos rins, 36 horas. Nem sempre os procedimentos são realizados na mesma cidade ou estado em que o órgão foi captado e, por isso, é necessário ter um sistema aéreo eficaz para auxiliar na agilidade do transporte.

Atualmente, 30% dos órgãos e tecidos chegam aos seus destinos de avião. Desde o fim de 2013, através de um acordo firmado entre o Ministério da Saúde e as principais companhias aéreas nacionais, as aeronaves que transportam órgãos têm prioridade para pousos e decolagens. Entenda como funciona o transporte aéreo de órgãos para transplante.

1º passo: O funcionário da Central Nacional de Transplantes, na sala de Decisões Colaborativas do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (localizada no Rio de Janeiro), recebe da Central Estadual de Transplantes o pedido para transporte de órgão a ser transplantado. Imediatamente, a Central Nacional escolhe o voo e comunica às empresas aéreas, aeroportos e às respectivas Centrais Estaduais para o transporte ser agilizado.

2º passo: Os representantes das companhias aéreas e dos aeroportos, que assinaram o acordo, ficam na sala de Decisões Colaborativas para agilizar o transporte.

3º passo: Além da Central, das empresas aéreas e dos representantes dos aeroportos, nessa mesma sala também está o responsável pelo tráfego aéreo, que informa as condições meteorológicas no espaço aéreo entre uma cidade e outra para que o transporte do órgão seja sem contratempos. Além disso, o controle do tráfego aéreo, quando solicitado, poderá providenciar a priorização em rota do voo.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!