17/12/2013
Pacientes transplantados do SUS terão medicamento produzido no país
O Brasil passará a produzir medicamento utilizado por pacientes transplantados de rim e fígado. Trata-se do imunossupressor Tacrolimo, que é usado para evitar a rejeição a órgãos e garantir o sucesso do transplante. Atualmente o medicamento é fabricado pela Libbs Farmacêutica.
Em 2009, a empresa firmou parceria para o desenvolvimento produtivo com o Ministério da Saúde, com a transferência de tecnologia para o laboratório Farmanguinhos/Fiocruz. O instituto acompanhou todo o processo de produção do medicamento para internalizar as técnicas e o conhecimento tecnológico da empresa privada e a previsão é que passe a produzi-lo em 2015.
Segundo o Ministério da Saúde, o domínio de todas as atividades de produção resulta em produtos de qualidade a preços competitivos, garantindo o abastecimento dos serviços públicos de saúde com redução da dependência internacional. A qualidade dos medicamentos é um fator decisivo na vida do paciente transplantado porque garante o funcionamento do órgão, sem problemas de rejeição.
(Com informações do Ministério da Saúde)