Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Células-tronco podem ajudar na rejeição de transplante de órgãos no futuro

Notícias

RSS

25/11/2014

Células-tronco podem ajudar na rejeição de transplante de órgãos no futuro



As novidades sobre células-tronco podem ser uma esperança a mais na área de transplantes de órgãos no futuro. Pesquisadores dos Estados Unidos estão estudando sobre a inativação do mecanismo de rejeição do corpo humano a um órgão externo. O objetivo é produzir células que não sejam rejeitáveis, independente da incompatibilidade entre doador e receptor.

O estudo analisa as células IPS – um tipo de célula-tronco pluripotente induzida. Elas passam por uma modificação in vitro para serem transformadas em qualquer tipo de tecido. Estas células têm a vantagem de serem tiradas do próprio organismo, manipuladas em laboratório e depois reinseridas. Em pesquisas anteriores, mesmo sendo células do próprio ser vivo, as IPS foram rejeitadas ao serem introduzidas em um ser vivo.

Na atual pesquisa, os cientistas conseguiram desativar este mecanismo de rejeição. A nova técnica está alcançando resultados significativos em camundongos, mas ainda não foi testada em humanos. Este avanço pode se tornar uma esperança para os transplantes de órgãos, já que um dos principais obstáculos enfrentados é exatamente a recusa do organismo ao novo órgão.

Você tem dúvidas sobre o processo de transplantes de órgãos e tecidos? Acesse a página e obtenha mais informações.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!