Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Mural da Vida chama a atenção para a importância da doação de órgãos

Notícias

RSS

11/10/2016

Mural da Vida chama a atenção para a importância da doação de órgãos


Mural da Vida chama a atenção para a importância da doação de órgãos

Arlita perdeu o marido; Vanessa, o pai; Débora, a mãe. Em comum as três têm, claro, a dor de perder uma pessoa querida. Mas elas têm mais! As três tomaram a decisão de autorizar a doação dos órgãos de seus entes queridos e agora compartilham suas histórias.

“A doação de órgãos sempre foi uma vontade de Santiago e de toda a família. Quando tivemos a confirmação da morte dele, imediatamente decidimos ajudar a salvar outras vidas. Cinco pessoas receberam seus órgãos. Para nós é uma alegria imensa fazer parte dessa história”, contam Arlita e Vanessa.

“Minha mãe teve uma dor de cabeça repentina e foi detectado um AVC. Foi tudo muito rápido, na madrugada de um domingo para segunda ela já estava sem atividade cerebral. O pessoal do Programa Estadual de Transplantes conversou com a família e optamos por fazer a doação. Mesmo após a morte ela pôde continuar fazendo o que ela já fazia em vida, que era ajudar as pessoas”, afirma Débora.

São depoimentos como estes compõem o Mural da Vida. O painel foi lançado pelo Programa Estadual de Transplantes (PET) no Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/9), na estação Carioca do Metrô. Desde então, esteve no Hospital São Francisco de Assim, na Tijuca, durante a missa que celebrou a data, e no Curso Intermediário de Doação de Órgãos e Tecidos, realizado no PET no dia 1º de outubro.

“O Mural da Vida, iniciativa lançada pelo PET em homenagem aos doadores e suas famílias, além dos receptores de órgãos e tecidos, visa chamar a atenção da sociedade e dos profissionais de saúde para a importância da doação e o impacto na vida das pessoas”, destaca Rodrigo Sarlo, coordenador do PET.

Uma versão em formato de banner está sendo distribuído por diversos hospitais, e chamará atenção das pessoas que circularem pelas principais unidades hospitalares em todo o Estado. Além disso, há a versão digital do Mural da Vida. Um espaço aqui no portal do PET para as pessoas enviarem e compartilharem histórias, mensagens e a vontade e a decisão de serem doadoras de órgão e tecidos.

Para o coordenador do PET, o Mural da Vida digital permitirá com que essa mensagem seja levada a milhares de pessoas. “Além de permitir a postagem de fotos e vídeos, com o objetivo de revertermos a queda no numero de autorizações do ano de 2016”, completa Sarlo.

Confira aqui o Mural da Vida digital e participe também! Conte aqui para todo mundo o que você pensa sobre doação de órgãos e tecido e como isso salva a vida de milhares de pessoas!

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!