Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Informação Pública
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Coordenador do PET esclarece dúvidas sobre a doação de órgãos no facebook

Notícias

RSS

11/05/2018

Coordenador do PET esclarece dúvidas sobre a doação de órgãos no facebook



Constantemente são divulgadas aqui informações importantes sobre a doação de órgãos. Afinal, ainda há muitas dúvidas acerca do assunto, conceitos equivocados, mitos e até medo. Tudo isso se torna obstáculo na hora da família autorizar a doação, já que somente ela pode permitir o procedimento.

No último dia sete, o coordenador do Programa Estadual de Transplantes (PET), Gabriel Teixeira, respondeu algumas dúvidas durante uma transmissão ao vivo no facebook sobre doação de órgãos. Questões sobre transplante de pele, como funciona a fila de transplantes e até mesmo a existência ou não de um documento que ateste a vontade da pessoa de doar.

“Não existe no Brasil um documento legal que o torne doador. Quem define se a pessoa será doadora ou não é a minha família, daí a importância de se conversar sobre o tema para que a vontade seja respeitada caso haja essa possibilidade”, explicou o coordenador.

É importante também lembrar que não há limites de idade para doar, o que definirá a possibilidade de doação são as condições clínicas do doador. Assim como a condição financeira ou status social não influencia a posição do receptor na fila de transplantes. O sistema é informatizado e possui lista única em todo o território nacional.

É possível rever a transmissão clicando aqui. Outras dúvidas também podem ser esclarecidas através do nosso fale conosco no site. É só entrar em contato com a gente.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!