07/03/2016
Em três anos de funcionamento, Hospital Estadual da Criança já realizou 72 transplantes
Na última sexta-feira (04/03) o Hospital Estadual da Criança (HEC) completou três anos de funcionamento com muitas conquistas. De março de 2013 até fevereiro deste ano, o HEC já realizou 15.584 procedimentos cirúrgicos, 6.898 quimioterapias, 48.095 consultas ambulatoriais, 72 transplantes e mais de 380 mil exames laboratoriais. A unidade pública é a primeira do Rio de Janeiro voltada exclusivamente para o atendimento pediátrico referenciado e mudou o cenário de transplante infantil no estado com o início deste tipo de cirurgia.
Para o coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo, trata-se de um grande avanço ter um hospital de excelência especializado em cuidados pediátricos, sobretudo em transplantes.
“O Hospital da Criança possui equipes multidisciplinares altamente capacitadas do ponto de vista técnico, além de espaços próprios para os pimpolhos, o que proporciona a humanização no cuidado e qualidade na assistência”, diz, Sarlo.
Sobre o HEC – A unidade conta com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica, 4 salas cirúrgicas, 4 consultórios de ambulatório, 1 consultório odontológico e 1 oficina de próteses e oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia, além de serviços de quimioterapia ambulatorial, fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares. O hospital tem capacidade para realizar 8.400 consultas ambulatoriais, 3.360 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e 2.400 quimioterapias por ano.
Outro diferencial do HEC é oferecer um ambiente voltado especialmente para a criança, com paredes coloridas e decorações das instalações com temas e personagens infantis.