Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Ação integrada possibilita realização de dois transplantes de coração em 12h no RJ

Notícias

RSS

13/03/2018

Ação integrada possibilita realização de dois transplantes de coração em 12h no RJ


Ação integrada possibilita realização de dois transplantes de coração em 12h no RJ
 O dia era 6 de fevereiro. No Rio de Janeiro, as linhas Amarela e Vermelha estavam fechadas. Mas haviam dois órgão a serem transportados para salvar a vida de duas pessoas. Um dos órgãos, captado em Saracuruna, no bairro de Duque de Caxias (RJ), venceu os bloqueios na Av. Brasil, Linhas Vermelha e Amarela, onde manifestações e conflito impediria que o órgão chegasse a tempo em Laranjeiras, onde fica o Instituto Nacional de Cardiologia INC. A solução foi o transporte por helicóptero. O outro órgão, que salvou a vida de um menino de 12 anos, era de um doador de Curitiba e chegou ao Rio com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). Do aeroporto ao INC, a ambulância com o coração doado foi escoltada por motociclistas da Polícia Militar.

Em homenagem e agradecimento a todos que tornaram possível a realização de dois transplantes de coração em 12h, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) realizou, nesta segunda-feira (5/3), uma cerimônia para homenagear os profissionais e órgãos envolvidos. Foram homenageados profissionais, representantes e coordenadores do Programa Estadual de Transplantes (PET), da Força Aérea Brasileira (FAB), do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBERJ), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Esteve presente na homenagem Matheus Guimarães, o menino de 12 anos que recebeu um dos dois corações captados. Em depoimento ao Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, ele compartilhou um pouco da sua experiência provocando comoção entre os presentes no auditório. “Antes, quando ia respirar, sentia necessidade de puxar mais ar. Agora não, eu só puxo a quantidade certa de ar”, revelou Matheus mostrando, entre brincadeiras com o público presente, que se recupera bem da cirurgia.

O INC registrou um aumentou de 40% no número de transplantes de coração em relação ao ano anterior. Foram 10 transplantes de coração em 2017, sendo um deles em paciente pediátrico. O INC é a única unidade pública que faz este procedimento no estado do Rio de Janeiro.

(Foto: Blog da Saúde/Ministério da Saúde)

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!