Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Abertura do XIII Congresso Brasileiro de Transplantes reúne centenas de pessoas em auditório

Notícias

RSS

13/10/2013

Abertura do XIII Congresso Brasileiro de Transplantes reúne centenas de pessoas em auditório


Abertura do XIII Congresso Brasileiro de Transplantes reúne centenas de pessoas em auditório
Depois de atividades nos cursos pré-congresso foi realizada, na noite de sábado (12/10), a cerimônia oficial de abertura do XIII Congresso Brasileiro de Transplantes. Entre as autoridades presentes estavam o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o presidente do congresso e vice-presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Dr. Lúcio Pacheco; e o coordenador geral do Sistema Nacional de Transplante, Heder Murari. A solenidade foi acompanhada por cerca de 500 pessoas.

O presidente do congresso, Dr. Lúcio Pacheco, agradeceu a presença das autoridades e pediu para que os congressistas explorassem todos os conceitos, técnicas e aprendizado que serão apresentados ao longo do evento. Ele também falou sobre o tema destaque do congresso: o futuro dos transplantes. “Temos duas formas de ver isso. Uma é através dos convidados internacionais para falar dos avanços como o xenotransplante e o transplante de tecidos compostos, como o transplante de face. A outra maneira é através da formação de novas lideranças em transplantes no país”, disse.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, agradeceu a parceria da ABTO com o Ministério da Saúde e destacou o crescimento do estado do Rio de Janeiro na estatística de transplantes. “O Rio de Janeiro tem aumentado cada vez mais o número de transplantes, especialmente nesses últimos dois, três anos”, afirmou. Se o Rio de Janeiro é um dos estados que mais se destaca no país pelo expressivo registro de transplantes, o Brasil se distingue dos demais países por ser o que mais faz transplantes públicos gratuitos.

O ministro explicou porque investimos tanto nessa questão. “É responsabilidade nossa oferecer a toda a população brasileira tudo o que a medicina desenvolveu numa situação tão limite como o risco de vida, onde o transplante é a principal alternativa. Além disso, ao investir nos transplantes, o conjunto de serviço de saúde é obrigado a melhorar. Um transplante não é feito se não houver UTI de qualidade, um bom laboratório e um bom atendimento à urgência e emergência”, finalizou.

Sobre o evento

O XIII Congresso Brasileiro de Transplantes vai até 15 de outubro. Além de profissionais brasileiros, palestrantes internacionais também participarão do encontro, que irá discutir as inovações tecnológicas que poderão impactar o cenário nacional de transplante. Serão 275 convidados, entre palestrantes, debatedores e moderadores em nove salões onde simultaneamente ocorrem as palestras.

O objetivo é fortalecer o Programa Brasileiro de Transplante, considerado o maior programa público de transplante do mundo. O Congresso também destacará estados com maior taxa de doação no país, como o Ceará, e o trabalho que vem sendo realizado no Rio de Janeiro, que tem o maior índice de crescimento de doação nos últimos anos.

Leia mais

Programa Estadual de Transplante atrai curiosos em estande durante congresso

Participantes destacam a qualidade das apresentações do XIII Congresso Brasileiro de Transplante

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!