21/02/2017
Curso de acolhimento e entrevista familiar é realizado em Barra Mansa
Conversar com a família de um possível doador sobre o assunto não é uma tarefa fácil. É preciso saber respeitar o momento tão difícil e doloroso, mas, também, agir de forma rápida para que, se for autorizada, a doação dos órgãos seja realizada o quanto antes. É pensando nisso que a Coordenação Familiar do Programa Estadual de Transplantes (PET) realiza constantemente o curso de “Acolhimento e Entrevista Familiar” em todo o estado. No dia 14 de fevereiro foi a vez da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa receber o curso, realizado em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) Barra Mansa.
Das 8h às 17h, os cerca de 40 profissionais de saúde, entre eles: enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e médicos, aprenderam técnicas de abordagem familiar em situações de más notícias. Em seguida, tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento através de simulações envolvendo familiares e profissionais da área.
O principal objetivo do curso é aprimorar as técnicas de entrevista familiar a todos os profissionais envolvidos no processo de doação de órgãos e tecidos. Se houver interesse de alguma unidade de saúde para a realização do curso, basta agendar uma data junto à equipe de Ensino e Pesquisa do PET, através do telefone 155.