Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Mito ou verdade? Saiba mais sobre transplantes

Notícias

RSS

26/06/2019

Mito ou verdade? Saiba mais sobre transplantes


Mito ou verdade? Saiba mais sobre transplantes
Se quando o assunto é saúde informação é importante, quando se trata de doação de órgãos e tecidos, mais do que importante, é fundamental! É que, apesar de a doação ser um ato nobre, um gesto de amor que salva vidas, trata-se de um assunto delicado que levanta muitas dúvidas e terminar por dar espaço a propagação de informações erradas e mitos.

Isso impacta todo o processo de doação e de realização de transplantes. Isso mesmo, além de todas as dificuldades naturais do processo, a desinformação prejudica a efetivação da doação e, consequentemente, a possibilidade de salvar vidas. Para esclarecer o que é, de fato verdade e o que é mito, listamos algumas das questões mais relevantes relacionadas à doação e ao transplante. Confira!

Se os médicos do setor de emergência souberem que você é um doador, não vão se esforçar para salvá-lo – MITO

Se você está doente ou ferido e foi admitido no hospital, a prioridade número um é salvar a sua vida. A doação de órgãos e tecidos somente será considerada após sua morte e o consentimento por escrito da sua família.

Quando você está esperando um transplante sua condição financeira ou seu status é tão importante quanto a sua condição médica – MITO

Não. Quando você está na lista de espera por uma doação de órgão e/ou tecido, o que realmente conta é a gravidade da sua doença, tempo de espera, tipo de sangue e outras informações médicas importantes.

Não há necessidade de qualquer documento ou registro expressando minha vontade de ser doador – VERDADE

Não há necessidade de qualquer documento ou registro. Este documento não tem valor legal algum. Apenas poderá ter um valor simbólico para sua família considerar a sua vontade. Portanto, o mais importante é informar os seus parentes sobre a sua vontade de ser doador.

Somente corações, fígados e rins podem ser transplantados – MITO

Os órgãos que podem ser doados são: coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e intestinos. Tecidos que podem ser doados incluem: córneas, pele, ossos, valvas cardíacas.

Seu histórico médico pode determinar se seus órgãos ou tecidos podem ser doados – VERDADE

Na ocasião da morte, os profissionais médicos especializados irão revisar seu histórico para determinar se você pode ou não ser um doador. Com os recentes avanços na área de transplantes, mais pessoas podem ser doadoras.

Você está muito velho para ser um doador – MITO

Pessoas de todas as idades e históricos médicos podem ser consideradas potenciais doadoras. Sua condição médica no momento da morte determinará quais órgãos e tecidos poderão ser doados.

A doação dos órgãos desfigura o corpo e altera sua aparência na urna funerária – MITO

Os órgãos doados são removidos cirurgicamente, numa operação de rotina, similar a uma cirurgia de vesícula biliar ou remoção de apêndice. Você poderá ter sua urna funeral aberta.

As religiões proíbem a doação de órgãos – MITO

O catolicismo, protestantismo, espiritismo, judaísmo, talmud, islamismo, budismo, seicho-no-ie e anglicanismo apoiam a doação de órgãos. Já os hindus, testemunhas de Jeová, Jesus Cristos dos Santos do Últimos Dias (Mórmons) e a Igreja Pentecostal acreditam que a decisão é de inteira responsabilidade do indivíduo, mas não se opõem ao transplante. Os testemunhas de Jeová são contrários apenas à transfusão de sangue.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!