Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Registro Brasileiro de Transplantes mostra panorama da doação de órgãos e tecidos no 1º semestre no Brasil

Notícias

RSS

21/08/2015

Registro Brasileiro de Transplantes mostra panorama da doação de órgãos e tecidos no 1º semestre no Brasil



A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) divulgou as informações referentes à doação de órgãos do 1º semestre no Brasil. O Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) mostrou que entre janeiro e junho de 2015 foram realizados 3.762 transplantes de órgãos sólidos (coração, fígado, pâncreas, pulmão e rim) e 16.732 de tecidos (córnea, ossos e pele). O Rio de Janeiro foi o segundo estado que mais realizou transplante hepático, somando 109 cirurgias, ficando atrás apenas de São Paulo, com 307. No geral, o estado fluminense conseguiu concretizar 838 transplantes, sendo 226 de rim, quatro de coração, 177 de córnea e 322 de ossos.

De acordo com o RBT, foram registrados 4.714 potenciais doadores em todo o país no primeiro semestre, mas apenas 1.356 efetivaram a doação. Mais uma vez o Rio de Janeiro foi destaque no panorama nacional, sendo o segundo estado com o maior número de notificações e em famílias que disseram “sim” à doação de órgãos para transplantes: 483 e 149, respectivamente.

É importante ressaltar que a doação de órgãos e tecidos só pode ser concretizada através do consentimento da família. A legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Um único doador pode ajudar a salvar muitas vidas. Não é preciso deixar nenhum documento escrito, basta uma palavra de solidariedade. Diga sim!

Confira os dados completos do RBT

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!