Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Transplante: confira perguntas e respostas e tire suas dúvidas sobre o procedimento

Notícias

RSS

17/06/2019

Transplante: confira perguntas e respostas e tire suas dúvidas sobre o procedimento


Transplante: confira perguntas e respostas e tire suas dúvidas sobre o procedimento
Para que um transplante ocorra é necessário, antes, que a doação ocorra. Como sempre destacamos aqui, a doação é uma atitude mais do que nobre, um gesto de amor que salva vidas. Uma vez autorizada a doação o transplante pode ser feito, mas o que é exatamente um transplante?

Esta é apenas uma das dúvidas tão comuns quanto relevantes relacionadas a este tipo de procedimento. E como quando o objetivo é salvar vidas informação é fundamental, desta vez vamos no ater ao transplante e responder algumas dúvidas sobre este procedimento que, para muitas pessoas, é a única esperança. Confira!

O que é um transplante?

Transplante é a transferência de células, tecidos, órgãos, ou de partes do corpo de uma pessoa (doador) para outra (receptor), com a finalidade de restabelecer uma função do corpo do receptor.

Como se inicia o processo de transplante?

O processo normal para um transplante é iniciado por um médico, que consulta o paciente e lhe indica o diagnóstico e a terapia mais adequada, que poderá até ser um transplante. O doente terá sempre o direito de escolha entre fazer ou não o transplante, depois de devidamente informado pelo médico.

Que partes do corpo podem ser transplantadas?

Os órgãos mais comumente transplantados são: coração, fígado, pâncreas, dois pulmões e dois rins. Podem ser transplantados também: córneas, valvas cardíacas, vasos sanguíneos, segmentos de ossos, ossos longos e particulados, cartilagens, tendão, fáscia lata, pele, estômago e intestino. Parte do fígado, parte do pulmão, ou um rim podem ser transplantados de doador vivo, desde que este seja parente do receptor em até quarto grau, ou com autorização judicial.

Quais os benefícios de um transplante?

O transplante pode trazer enormes benefícios às pessoas afetadas por doenças que, de outro modo, seriam incuráveis. Milhares de pessoas contraem, todos os anos, doenças cujo único tratamento é um transplante. O maior benefício que se espera de um transplante é que a expectativa de vida seja melhor do que a doença que motivou o procedimento, mesmo sendo cuidada com todas as opções de tratamento disponíveis. Muitos transplantados passam a não ter limitações físicas em suas atividades do cotidiano.

Qual a chance de sucesso de um transplante?

O sucesso depende de inúmeros fatores como o tipo de órgão a ser transplantado, a causa da doença, as condições de saúde do paciente, adesão aos medicamentos imunossupressores entre outras. Com os recursos atuais, de novos medicamentos e de técnicas aprimoradas, a sobrevida dos transplantados tem sido cada vez maior.

Quais os riscos de um transplante?

Além dos riscos inerentes a uma cirurgia de grande porte, podem ocorrer: infecções (como consequência do uso de imunossupressores); rejeição do órgão transplantado, que pode ser hiperaguda (situação muito grave, podendo levar a necessidade da realização de um novo transplante) ou tardia (mais fácil de ser tratada com medicamentos que diminuem a atividade do sistema imunológico); efeitos colaterais das drogas imunossupressoras, como hipertensão arterial, linfomas, tumores de pele e toxicidade do sistema nervoso, entre outros.

Como é a vida do paciente após o transplante?


Transplante não é cura, mas um tratamento que pode prolongar a vida com uma melhor qualidade. Muito embora a compatibilidade entre doador e receptor seja testada antes de um transplante, depois do transplante as consultas periódicas de acompanhamento são obrigatórias. A prescrição de medicamentos imunossupressores é obrigatória e de forma permanente. Em casos de rejeição, poderá ser oferecido um novo transplante ao paciente.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!