Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Eventos voltados para a capacitação de profissionais de transplantes marcam o mês de outubro

Notícias

RSS

01/11/2013

Eventos voltados para a capacitação de profissionais de transplantes marcam o mês de outubro


Eventos voltados para a capacitação de profissionais de transplantes marcam o mês de outubro
O mês de outubro foi marcado por encontros que discutiram diferentes temas relacionados ao transplante de órgãos e tecidos. Logo na primeira semana foi realizado o Transplant Procurement Management – TPM, um curso que é realizado há quatro anos no país e tem por objetivo capacitar profissionais da área como coordenadores de transplantes.

Trazido para o Brasil pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o TPM é um curso avançado em Coordenação de Transplantes e está ligado à Universidade de Barcelona. Segundo Rodrigo Sarlo, coordenador do Programa Estadual de Transplantes, foram formados 50 novos coordenadores nesta edição. Apesar de contar com a experiência de especialistas internacionais, o curso se preocupa e se adapta às realidades de cada país e tem a participação de professores locais. Em 20 anos de existência, em cada local onde o curso é aplicado as taxas de doação e de realização de transplantes aumentaram.

O TPM foi seguido pelo Simpósio Internacional de Gestão em Doação de Órgãos e Tecidos, realizado em parceria com a Gestão, Ensino e Pesquisa em Transplante de Tecido e Órgãos (GEPETTO). O encontro discutiu diversos temas voltados para a doação e os modelos mundiais desta prática, enfatizando as novas tecnologias, como a perfusão renal e a informatização do processo de doação. O evento também contou com convidados internacionais, referências mundiais no processo de doação-transplante.

Outro evento de destaque e que pela primeira vez aconteceu no Rio de Janeiro foi o XIII Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. A cerimônia de abertura teve a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entre outras autoridades, que lotaram o auditório. “O congresso reuniu representantes dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram cerca de 1.500 participantes, divididos em nove salas temáticas”, disse André Albuquerque, coordenador do departamento de educação e pesquisa do PET. Assuntos como a coordenação do processo de doação de transplantes; transplante pediátrico; enfermagem em doação e transplantes, entre outros, foram discutidos nas reuniões.

Entre uma palestra e outra os participantes tinham um ponto de encontro: a área de exposições. Pela primeira vez com um estande em um congresso, a equipe do PET apresentou e tirou as dúvidas do público referentes ao programa. “O estande foi um sucesso, passamos um vídeo apresentando o PET e seus respectivos setores, distribuímos panfletos informativos e garrafas com a logo do PET”, explicou André.

E os encontros não acabam por aí. Em novembro, o PET irá realizar o IV Curso Intermediário em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. Profissionais de saúde com 3º grau completo (enfermeiros, psicólogos, médicos, assistentes sociais etc.), que estejam trabalhando em CIHDOTT/OPO, emergência, UTI/CTI, centro cirúrgico ou cargo gerencial e que tenham feito o Curso Básico de Doação de Órgãos estão habilitados para participar do curso. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro.

Clique aqui para se inscrever

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!