Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Médicos e residentes do Miguel Couto participam de curso

Notícias

RSS

12/04/2017

Médicos e residentes do Miguel Couto participam de curso



O mês de abril começou com a realização de um curso no auditório do Hospital Miguel Couto para os médicos e os novos residentes da unidade, com o objetivo de estimular o número de doações. A iniciativa foi de uma parceria do Programa Estadual de Transplantes (PET), através do Relacionamento Hospitalar (RHO) junto ao setor de Educação e a Coordenação Familiar.

“Geralmente realizamos este curso uma vez por ano ou, dependendo do hospital, a cada seis meses. Como há uma nova turma de residentes acreditamos ser o melhor momento. Falamos sobre como identificar um potencial doador, a importância do acolhimento familiar e sobre todo o processo da doação”, explica a coordenadora do RHO, Maria Cleidinete Surica.

Estiveram presentes o Diretor Geral do Hospital Miguel Couto, Dr. Cristiano Chame e o Chefe de Equipe e Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Dr. Silvio Francisco dos Santos. Cerca de 40 médicos e residentes do hospital participaram do curso básico.

Na ocasião, também foi realizada uma homenagem aos receptores de uma doação que ocorreu na unidade. Francisco Vila de Souza e Antônio Ivanilda F. Motta receberam os rins em 2016, durante as Olimpíadas, da família do técnico da seleção de canoagem da Alemanha. Naquele momento, um desejo da família também foi atendido: que os receptores recebessem uma foto com a imagem das sobrinhas do doador, como forma de recordação. Tal gesto, além de emocionar não só o receptor também comoveu os médicos presentes que puderam reconhecer o trabalho e estímulo para novas ações.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!