Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » A mulher é tema da campanha do Dia Mundial do Rim

Notícias

RSS

08/03/2018

A mulher é tema da campanha do Dia Mundial do Rim


 



Comemorado toda segunda quinta-feira do mês de março, este ano o Dia Mundial do Rim tem como assunto o sexo feminino, já que coincide com a celebração do Dia Internacional da Mulher. A campanha, coordenada no país pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), tem como tema “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”. Lembrando que educação, informação para saúde, assistência às pacientes e prevenção e doenças renais para mulheres contribuem para saúde de todos, mulheres ou homens.

Dentre as recomendações da SBN para a prevenção do desenvolvimento de Doença Renal Crônica (DRC), estão: adotar uma alimentação saudável associada à prática de exercícios. Além disso, manter a pressão arterial abaixo de 140/90 em adultos, beber em média dois litros de água por dia, reduzir o consumo de sal e, se for diabético, controlar o açúcar.

A SBN preparou uma série de perguntas com o intuito de provocar uma reflexão e incentivar as mulheres a consultar o médico caso, pelo menos, uma das respostas for sim. Veja:

- Você está acima do peso ideal?
- Você tem pressão alta?
- Você sofre de diabetes mellitus?
- Há pessoas com Doença Renal Crônica na sua família?
- Você fuma?
- Você tem mais que 50 anos?
- Você tem problema no coração ou nas veias das pernas – a doença cardiovascular?

Diversas ações com o objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção das doenças serão realizadas em todo o mundo. Ao longo dos anos, essa campanha tem se intensificado, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.
 

 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!