Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Setembro Verde: religiões apoiam a doação de órgãos

Notícias

RSS

10/09/2018

Setembro Verde: religiões apoiam a doação de órgãos


Setembro Verde: religiões apoiam a doação de órgãos
Um gesto de amor. Você já deve ter ouvido e lido – aqui mesmo costumamos repetir isso – que assim é a doação de órgãos e tecidos. E como um gesto de amor tão importante que é, tem o apoio de inúmeras religiões. Catolicismo, protestantismo, espiritismo, judaísmo e outras crenças são favoráveis ao processo de doação e, mais do que isso, o classificam como uma atitude de caridade e de preservação da vida.

De acordo com a Igreja Católica, a ideia e concepção do transplante tiveram início com São Cosme e São Damião – por isso o Dia Nacional de Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro. Os irmãos, que eram médicos, teriam realizado a primeira cirurgia deste tipo quando o sacristão de uma igreja na Sicília sofreu gangrena e perdeu uma das pernas.

Os fiéis da Igreja Católica, veem a doação, portanto, como um ato profundamente cristão. Também adepta da doação, a Igreja Batista acredita que após o ato de amor e generosidade ao próximo, as famílias se sentem realizadas. Os seguidores da crença defendem que o ato seja voluntário, com liberdade de consciência.

Com o candomblé não é diferente. Pensando justamente no bem-estar do espírito pós-morte, a religião defende que o mais importante é o espírito e não o corpo. Sendo assim, doar um órgão ou tecido para quem necessita deste gesto para continuar a vida faz bem para o desenvolvimento espiritual daquele doador.

O judaísmo, talmud, islamismo, budismo, seicho-no-iê e anglicanismo apoiam a doação de órgãos. Já os hindus, Testemunhas de Jeová, mórmons e a Igreja Pentecostal acreditam que a decisão é de inteira responsabilidade do indivíduo, mas não se opõem ao transplante. Testemunhas de Jeová são contrários apenas à transfusão de sangue.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!