Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Uma conversa pode salvar vidas

21/03/2019

Uma conversa pode salvar vidas

Conversar. Segundo o dicionário, conversar é trocar palavras ou ideias com alguém, falar. Papear, dialogar, comunicar... Salvar vidas. Peraí, salvar vidas? Pois é, quando o assunto é doação de órgãos e tecidos o primeiro passo para salvar vidas pode ser mesmo uma conversa, uma conversa aberta e honesta com sua família.

A legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos e tecidos de pacientes com morte encefálica. Por isso, é fundamental uma conversa com seus familiares. Não é fácil, este não é um assunto fácil mesmo, mas é necessário.

Um bom início de conversa pode ser falar sobre o que envolve a doação de órgão, sentimentos nobres como solidariedade, compaixão e amor. Fale com sua família sobre isso, a ajude a entender que tudo isso está envolvido na doação e que salvar vidas é sua vontade.

Mas além da conversa, há outra forma de declarar seu desejo de ser um doador de órgão e tecidos: por meio do Doe+Vida. Com a campanha Doe+Vida, do Programa Estadual de Transplantes, as pessoas que querem se declarar doadoras podem registrar este desejo virtualmente.

No site www.doemaisvida.com.br é possível se registrar no Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos. Ao se cadastrar é possível compartilhar esta vontade com seus familiares e ainda compartilhar com os amigos. Olha aí a chance de espalhar solidariedade, compaixão e amor!

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!