Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Dia Mundial do Coração alerta sobre as doenças cardiovasculares

Notícias

RSS

29/09/2015

Dia Mundial do Coração alerta sobre as doenças cardiovasculares


Dia Mundial do Coração alerta sobre as doenças cardiovasculares
 Hoje, 29 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Coração. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realiza todos os anos ações educativas com objetivo de alertar a população sobre as doenças cardiovasculares (DVC). Segundo a SBC, elas são responsáveis pela morte de cerca de 17,1 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil este número chega a aproximadamente 300 mil.

O foco da campanha deste ano será com as crianças, através da divulgação de informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. É importante lembrar que hábitos não saudáveis poderão refletir negativamente na saúde de crianças e adolescentes e, por isso, é preciso ter atenção com os fatores de risco: colesterol elevado, pressão alta, obesidade, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse e histórico familiar para estas doenças.

A data também pode ser uma oportunidade de esclarecimento sobre o transplante cardíaco. De 1967 – data em que foi realizado o primeiro procedimento deste tipo – até hoje, a sobrevida dos transplantados tem melhorado significativamente graças aos avanços da medicina. A principal responsável pelos transplantes de coração é a insuficiência cardíaca, doença que não permite o bombeamento do sangue suficiente para atender às necessidades dos órgãos e tecidos do organismo. Os sintomas mais comuns incluem falta de ar, cansaço e inchaço dos tornozelos e pés.

Transplante cardíaco cresce no Brasil

Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) divulgado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o transplante cardíaco aumentou 12,5% no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, somando 175 procedimentos em dez estados. O Rio de Janeiro realizou quatro cirurgias neste período.

Para que um transplante seja realizado é preciso que a família autorize a doação de órgãos. A negativa familiar reflete diretamente no número de transplantes realizados e, consequentemente, em vidas que podem ser salvas. Diga sim e ajude a salvar vidas. Alguém, em algum lugar, agradecerá!

Caminhada pela doação

No último domingo (27/9), a Programa Estadual de Transplantes (PET) apoiou a caminhada promovida pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) promoveu na orla de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos a caminha contou com a participação de pacientes que passaram por transplante de coração.

Além de sete receptores de coração participaram pacientes e familiares de pessoas que aguardam na fila de transplante. “Foi muito emocionante, pois estávamos todos juntos em contato direto com as pessoas que nunca tiveram oportunidade de conhecer uma pessoa que recebeu um coração”, diz Patricia Abreu, gerente da Coordenação Familiar do PET.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!