Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Campanha de doação de órgãos mostra a superação de atletas transplantados

Notícias

RSS

09/11/2015

Campanha de doação de órgãos mostra a superação de atletas transplantados



“Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas vencedoras.” Este é o slogan da nova campanha do Ministério da Saúde para incentivar e conscientizar as famílias brasileiras sobre a importância da doação de órgãos. A campanha de 2015 tem como tema a alusão ao esporte e aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Atletas transplantados contam em vídeos a paixão pelo esporte e o ganho na qualidade de vida.

“Eu estava bem, estava entre os melhores do mundo ontem e agora estou com problema no rim. Era, definitivamente, para eu esquecer o judô, mas a minha maior motivação era voltar ao tatame, voltar a vestir o quimono, a minha armadura. A única alternativa que eu tinha era ser forte e me dedicar o máximo que eu pudesse. E eu fiz isso”, relatou o atleta de Judô Bruno Cunha, transplantado de rim, um dos atletas que participam da campanha.

Além dos vídeos, divulgados nas redes sociais, a campanha também irá realizar uma ação nos cinemas que pretende levantar a questão da importância de avisar os familiares sobre o desejo de doar os órgãos. No Brasil, a autorização para a doação de órgãos é concedida pelos familiares. Dessa forma, para que a vontade em doar os órgãos após a morte seja atendida, é importante avisar a sua família sobre essa decisão e pedir que ela atenda ao seu desejo.

Doadores efetivos

O Brasil teve o melhor primeiro semestre da história no número de doadores efetivos de órgãos, tanto em números absolutos quanto na taxa por milhão de população (pmp). Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre janeiro a junho deste ano, 4.672 potenciais doadores foram notificados, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos. Nesse mesmo período, o Brasil alcançou a maior porcentagem de aceitação familiar, que foi de 58%, superando os demais países da América Latina.

Mais uma vez o Rio de Janeiro foi destaque no panorama nacional, sendo o segundo estado com o maior número de notificações e em famílias que disseram “sim” à doação de órgãos para transplantes: 483 e 149, respectivamente. Hoje, o estado tem índice de 18 doadores por milhão de população (pmp), estando à frente da média nacional (14,2) e de países como Suécia (16), Alemanha (11), Coreia do Sul (8,4) e Grécia (5,6).

Seja um doador

O Programa Estadual de Transplantes, através da campanha Doe+Vida, oferece um cadastro online para quem deseja declarar o desejo de ser doador de órgãos e tecidos. Através do site www.doemaisvida.com.br, quem fizer o cadastro pode compartilhar a sua decisão com amigos e familiares nas redes sociais. A campanha também conta com o aplicativo Doe+Vida para usuários do Android.

Confira os vídeos da campanha:

Campanha de Doação de Órgãos 2015 - Depoimento do Atleta Renato Incau

Campanha de Doação de Órgãos 2015 - Depoimento da Atleta Liège Gautério

Campanha de Doação de Órgãos 2015 - Depoimento do Atleta Bruno Cunha

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!