Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Religiões apoiam a doação e o transplante de órgãos

Notícias

RSS

11/02/2015

Religiões apoiam a doação e o transplante de órgãos



Quando se fala em transplante de órgãos e tecidos logo surgem alguns mitos. Fatores como a idade do doador, a necessidade de documentos que expressem o desejo de doar e até mesmo quais órgãos podem ser transplantados são alguns exemplos. Outra questão constante está relacionada à religião.

Por este motivo, o coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo, ressalta: “cada religião, dentro de sua crença, acredita que o mais importante é o espírito. Desta forma, o gesto de poder ajudar outra pessoa após o indivíduo ir a óbito traz um grande benefício para esse espírito, sob o ponto de vista da maioria das crenças religiosas”.

Candomblé – Pensando justamente no bem-estar do espírito pós-morte, os seguidores do candomblé defendem que o mais importante é o espírito e não o corpo. Desta forma, fazer o bem para quem ainda está aqui e necessita de um gesto de amor ao próximo para continuar a vida faz bem para o desenvolvimento espiritual daquele doador.

Catolicismo – Os fiéis católicos seguem o Evangelho que busca o bem ao próximo. Segundo o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, os membros da Igreja Católica acreditam que a doação de órgãos é uma maneira de continuar amando quem já não está mais entre nós. Reforçando que a doação de órgãos e tecidos só pode ser realizada através do consentimento familiar, o cardeal faz um alerta.

“É importante colocar para a sua família essa disponibilidade de doar e quanto bem se pode fazer com esse gesto de caridade fraterno”, diz o arcebispo.

Igreja Batista – Os seguidores da Igreja Batista apoiam a doação e acreditam que as famílias nutrem um sentimento de realização após ajudar a quem tanto necessita. Evangélica, a secretária Raquel Lima, que perdeu o filho de 20 anos em um acidente de moto, revela que seu pastor ajudou durante o momento de decisão.

“Ele disse que o meu filho poderia continuar sendo uma benção. Doei as córneas, rins e fígado e três pessoas estão sorrindo através da vida do meu filho. Sabemos que, independente da dor que sentimos, fizemos uma família feliz”, declara Raquel.

Demais religiões – O judaísmo, talmud, islamismo, budismo, seicho-no-iê e anglicanismo apoiam a doação de órgãos. Já os hindus, Testemunhas de Jeová, mórmons e a Igreja Pentecostal acreditam que a decisão é de inteira responsabilidade do indivíduo, mas não se opõem ao transplante. Testemunhas de Jeová são contrários apenas à transfusão de sangue.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!