Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » PET completa oito anos

Notícias

RSS

04/05/2018

PET completa oito anos


 



O Programa Estadual de Transplantes (PET) acaba de completar oito anos. Desde que foi criado, em abril de 2010, o PET já viabilizou a realização de mais de 7500 transplantes. Só no ano passado, 1607 histórias de vida tiveram um novo começo. Um número que superou cerca de 40% os procedimentos do mesmo tipo em 2016, quando foram registrados 1129 transplantes. A evolução só é possível porque além do empenho de toda a equipe, a informação tem chegado às famílias que se solidarizam e dizem sim à doação de órgãos e tecidos.

 

"É com muita alegria que vejo o PET completar mais um ano de vida, chegando aos oito anos de existência, salvando e melhorando mais vidas a cada ano. Os desafios são grandes, mas a motivação só aumenta. Vamos continuar trabalhando duro, capacitando nossos profissionais e unidades de saúde a estarem prontos para dar suporte aos pacientes e famílias, possibilitando assistência humana e técnica, viabilizando assim as doações de órgãos e tecidos. A doação de órgãos deve ser vista como um direito e patrimônio da sociedade", afirma o coordenador do programa, Gabriel Teixeira.

Conscientizar. Este é um verbo bastante praticado pelos profissionais que se dedicam ao PET. Palestras do Doe+Vida, implantação de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), acolhimento às famílias que perdem seus entes queridos, mas que encontram profissionais “humanos”, repletos de carinho, respeito e informação, prontos para instruir quanto à doação.

Continuar aumentando o número de transplantes é o principal objetivo do PET. Mas como afirma o coordenador Gabriel Teixeira, “sem doação não há transplante”. Portanto, é de extrema importância conversar com sua família sobre o assunto, pois só ela poderá autorizar a doação de seus órgãos. Aproveita o momento e cadastre-se no www.doemaisvida.com.br . Lá você pode manifestar o seu desejo, compartilhar por e-mail e nas redes sociais.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!