Início » Fique por dentro » Notícias » É tempo de renascimento!

01/04/2021

É tempo de renascimento!

Páscoa é sinônimo de renovação e renascimento, por que não transformar este momento especial para quem aguarda na fila de espera por um transplante?

Depois de um ano tão desafiador como 2020, em 2021 seguimos com a esperança na vacina contra a Covid-19. Paralelamente, ter uma segunda chance de vida é o que os pacientes que aguardam por um órgão mais desejam, mas isso só é possível com a conscientização sobre a importância da doação.

Enquanto para muitas pessoas a doação é um ato natural, para outras é um ponto de interrogação, o que deve ser respeitado por todos. Porém, com muita empatia deve-se explicar e esclarecer todas as dúvidas quanto ao procedimento.

É importante lembrar que, ao contrário do coma, quando o paciente tem atividade cerebral e circulação de sangue no cérebro, a morte encefálica – que possibilita a doação dos órgãos – é a irreversível parada de todas as funções deste órgão. Mas o coração ainda bate? Sim, pois para a realização de todos os testes que comprovam a morte encefálica, um aparelho chamado ventilador fornece oxigênio para o paciente.

Um único doador pode ajudar a salvar até oito vidas e, no caso da doação de tecidos, cerca de 50. É uma oportunidade de, num momento de dor, a família doadora se solidarizar às outras e dizer sim à doação.

Aproveite o período da Páscoa para fazer uma reflexão e pensar no próximo. Há tantas pessoas na lista de espera por um sim, tantas crianças que aguardam um único gesto capaz de mudar uma vida inteira. Não deixe de contar para a sua família sobre a sua decisão de doar seus órgãos, afinal, somente ela poderá autorizar o procedimento.