Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Centro Estadual de Transplantes realiza primeira cirurgia

Notícias

RSS

22/02/2013

Centro Estadual de Transplantes realiza primeira cirurgia



Uma vida sem restrições. Essa é a expectativa que permeia os pensamentos do primeiro paciente operado no Centro Estadual de Transplantes, inaugurado na ultima quinta-feira, 21 de janeiro, no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca. Após oito anos de espera na fila pelo transplante de rim, Leandro Carqueja, de 31 anos, foi o paciente número 1 da nova unidade. Minutos antes da cirurgia, que foi um sucesso, só pensava na liberdade de se livrar da hemodiálise após o transplante, realizado com órgão de doador morto.

- Faço hemodiálise três vezes por semana, quatro horas por dia, desde os 20 anos. Isso limita muito a minha vida. Para trabalhar é complicado, pois só consigo empregos de meio expediente. Os remédios causam mal estar e nem todo mundo entende a situação. Além disso, tenho limitações de coisas simples, como alimentação e ingestão de líquidos. O que mais quero fazer ao sair daqui é beber uma garrafa inteira de água! – conta Leandro.

A mãe, Glória Carqueja, era só alegria. Leandro já foi convocado algumas vezes para realizar o transplante, mas a cirurgia acabou não acontecendo por motivos diversos.

- Nesses oito anos, já nos contataram algumas vezes, mas o paciente tem que estar 100% pra operar, tem a questão da compatibilidade do órgão, etc. Mas agora chegou a vez dele. Ele tem uma vida toda pela frente, quer voltar à faculdade de administração, estudar inglês, trabalhar. Foi uma luta muito grande até agora, mas acreditamos na equipe de médicos e nessa nova estrutura do hospital – comemora Glória.

Centro Estadual de Transplantes – Inicialmente apta para realizar transplantes de rim e fígado, o novo centro vai, em breve, oferecer também transplante de pâncreas. Essa é a primeira unidade da rede estadual de saúde a realizar os procedimentos, antes só feitos por hospitais federais, universitários e conveniados ao SUS.

Totalizando um investimento de R$ 3 milhões, a unidade conta com centro cirúrgico, com cinco salas, e aparelhos de ponta para realizar cirurgias de alta complexidade, UTI, e ambulatório. A expectativa é realizar no primeiro ano de funcionamento cerca de 200 transplantes de rim e 100 de fígado.

Desde o dia 5 de fevereiro, pacientes antes cadastrados no Hospital Federal de Bonsucesso têm sido convidados a agendar consultas na nova unidade para a atualização de seus cadastros.


Números - O estado do Rio registrou nos últimos três anos o maior avanço nacional na área de doação de órgãos. Em 2010, o Rio de Janeiro ocupava a lanterna no país na área, pulando para a atual 3ª posição no ranking. Em 2011, houve um crescimento de 50% no número de doadores em relação a 2010, chegando a 121. Em 2012, foram 221 doadores e a meta para 2013 é superar 250 captações.

- Após conquistar uma boa posição no ranking de doação de órgãos, nosso foco é a realização de cirurgias de transplantes. Este investimento é especialmente importante porque rim é o órgão com maior demanda no Brasil e no mundo. Com a inauguração do centro, queremos oferecer um crescimento progressivo no número de procedimentos que eram feitos pela equipe do Hospital Geral de Bonsucesso – detalha o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Hoje, mais de 23 mil brasileiros aguardam por um transplante, dos quais cerca de 1.600 vivem no Rio de Janeiro.



(Com informações da Ascom)

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!