Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Início » Fique por dentro » Notícias » PET lança campanha ‘Esperar Pra Quê’

19/11/2013

PET lança campanha ‘Esperar Pra Quê’

“Pra que esperar para dizer sim a uma doação de órgãos enquanto existem pessoas morrendo em uma fila de espera?”. A questão levantada pelo coordenador do PET, Rodrigo Sarlo, está relacionada à campanha ‘Esperar Pra Quê?’, lançada durante a homenagem às famílias doadoras nesta terça-feira (19), um dos eventos promovidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a Semana Estadual do Doador de Órgãos e Tecidos.

“Pensamos nesta frase para gerar curiosidade nas pessoas. A mortalidade na fila de espera de um transplante é altíssima, então, a sociedade depende de um sistema de doação de órgãos eficaz”, explica Sarlo. Além de conscientizar a população para a relevância deste gesto, a campanha busca reforçar o papel da família na viabilização deste processo.

“O trabalho com a sociedade é o ponto principal. Nós apenas tentamos facilitá-lo, executá-lo. Não conseguimos executar e promover a doação de órgãos de um paciente se a família não autorizar”, ressalta o coordenador do PET. Por isso, é sempre importante conversar com a família e deixar claro o desejo de doar. “Pessoas sadias podem vir a precisar de um órgão e, certamente, também vão necessitar de um sistema de qualidade de doação e transplantes”, completa Sarlo.

O apoio às famílias no momento pré-doação com uma abordagem diferenciada e acolhedora é feita por uma equipe especializada no atendimento à família – coordenação familiar – que tem ajudado o PET a melhorar as estatísticas referentes a transplantes. Somente este ano, foram 200 doações de órgãos e 500 transplantes realizados. No entanto, Sarlo já tem novas metas para o futuro. “Este ano esperamos chegar até 250 doadores. Então, ano que vem buscamos superar, chegando a 300, que é uma meta muito ambiciosa e seria certamente emblemática para o Estado do Rio de Janeiro”, projeta.

Durante a homenagem, o coordenador do PET agradeceu a todas as famílias. “Eventos como o de hoje são um reconhecimento e um agradecimento pelo gesto de uma pessoa que disse sim em um momento tão difícil. Sem dúvida, isso mostra para a sociedade o mínimo retorno que se pode ter através da autorização de uma doação”, declarou Sarlo.

Famílias doadoras de órgãos são homenageadas pelo Programa Estadual de Transplantes

Semana Estadual do Doador de órgãos: histórias de famílias que ajudaram a salvar vidas

Jovem transplantado realiza o sonho de conhecer o Maracanã

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!