Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » São Cosme, São Damião e os transplantes

Notícias

RSS

23/09/2013

São Cosme, São Damião e os transplantes



O dia 27 de setembro é marcado pela homenagem a São Cosme e São Damião, quando tradicionalmente há a distribuição de doces para as crianças em boa parte do país. Além deste aspecto popular, também é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Para entender a ligação entre os santos e o ato de doar é preciso conhecer a história deles.

Segundo a Igreja Católica, os irmãos eram médicos e realizavam atendimento à população sem custo algum. Registros sobre a vida dos santos dizem que eles foram os responsáveis pela realização da primeira cirurgia de transplante na história da humanidade.

Um homem branco havia sofrido gangrena e perdeu uma das pernas. O órgão substituto era de um negro. São Cosme e São Damião fizeram a amputação de pernas seguida de um transplante. O paciente voltou a ter as duas pernas, agora com uma de cada cor. Através deste procedimento de sucesso, os santos tornaram-se padroeiros dos transplantes.

É sempre bom ressaltar que para ser um doador basta informar a sua família o seu desejo. Eles são os únicos que podem autorizar. Doar órgãos salva vidas e leva esperança a muitas pessoas, mas depende de você. Doe órgãos! Doe vida!
 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!