Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Ministério anuncia medidas para garantir maior eficácia nos transplantes de rim

Notícias

RSS

25/07/2012

Ministério anuncia medidas para garantir maior eficácia nos transplantes de rim


Ministério anuncia medidas para garantir maior eficácia nos transplantes de rim
O transplante de rim no país acaba de ganhar um reforço. O Ministério da Saúde aprovou uma iniciativa que, além de melhorar a qualidade de vida do paciente transplantado, possibilita uma recuperação rápida. O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (20) a Portaria nº 666, que estabelece o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas – Imunossupressão no Transplante Renal. Assim, fica determinado que os hospitais do país credenciados para transplantes de rim poderão utilizar o medicamento imunoglobulina em pacientes que apresentarem rejeição do órgão após a cirurgia.

Outra determinação da portaria diz respeito ao exame C4d, que possibilita identificar uma rejeição aguda provocada por anticorpo no organismo do transplantado, e que a partir de agora figura na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico rápido, logo após a cirurgia, aumenta as chances de adaptação do órgão transplantado ao organismo do paciente, que recebe a imunoglobulina.

Para garantir essa evolução, o Ministério da Saúde destinará 10 milhões de reais anualmente para a aquisição do medicamento e realização do exame, que estarão disponíveis a partir do mês de agosto em toda a rede do SUS.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!