Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Centro Estadual fez cinco transplantes nas últimas 24 horas

Notícias

RSS

20/03/2013

Centro Estadual fez cinco transplantes nas últimas 24 horas



 Completando um mês de funcionamento, o Centro Estadual de Transplantes (CET) realizou cinco transplantes só nas últimas 24 horas. Primeira unidade da Secretaria de Estado de Saúde dedicada exclusivamente à realização de transplantes de fígado e rins em adolescentes e adultos, o CET chega ao final deste primeiro mês com 12 transplantes de rim realizados e 7 de fígado.

Desde terça-feira, foram realizadas três cirurgias de rim e duas de fígado. Entre as de rim, uma é de intervivos, realizada a partir da doação de um irmão a outro. As outras foram feitas a partir de órgãos de doadores falecidos, captados pelo Programa Estadual de Transplantes.

- A recuperação da minha esposa está sendo ótima. Estou muito surpreso com o atendimento e feliz porque a espera dela acabou. Ela está sendo muito bem atendida aqui e a equipe de médicos é excelente, de primeira linha - atesta o aposentado Miguel da Penha, que veio de Campos dos Goytacazes acompanhar a cirurgia e a recuperação da mulher, Jurema, de 65 anos, que entrou na fila de transplante de fígado em outubro do ano passado.

Funcionando no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, o CET conta com centro cirúrgico, cinco salas e aparelhos de ponta para realizar cirurgias de alta complexidade, UTI com nove leitos e ambulatório, totalizando um investimento de R$ 3 milhões. Desde o dia 5 de fevereiro, pacientes antes cadastrados no Hospital Federal de Bonsucesso têm sido convidados a agendar consultas na nova unidade para a atualização de seus cadastros. Neste primeiro mês, o centro já realizou mais de 300 consultas.

Números - O estado do Rio registrou nos últimos três anos o maior avanço nacional na área de doação de órgãos. Em 2010, o Rio de Janeiro ocupava a lanterna no país na área, pulando para a atual 3ª posição no ranking. Em 2011, houve um crescimento de 50% no número de doadores em relação a 2010, chegando a 121. Em 2012, foram 221 doadores e a meta para 2013 é superar 250 captações.

O Centro Estadual de Transplantes vem ocupando um papel importante para que o estado avance também na área de transplantes. A expectativa é realizar no primeiro ano de funcionamento 200 transplantes de rim e 100 de fígado.

Hospital da Criança passa a transplantar a partir de semana que vem - A Secretaria de Estado de Saúde optou por incluir o serviço de transplante de rim e fígado no novo Hospital Estadual da Criança depois que o Hospital Federal de Bonsucesso interrompeu o serviço. Desta forma, a nova unidade se soma ao Centro Estadual de Transplantes - inaugurado em fevereiro - como mais uma opção para a realização de cirurgias. O Hospital da Criança tem capacidade para realizar até 20 transplantes de rim e 20 de fígado por mês. O serviço de transplante começa a operar na semana que vem, após a abertura do processo de credenciamento da unidade no Sistema Nacional de Transplantes.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!