Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » São Cosme e São Damião, padroeiros dos transplantes

Notícias

RSS

24/09/2012

São Cosme e São Damião, padroeiros dos transplantes


São Cosme e São Damião, padroeiros dos transplantes
Pense em São Cosme e São Damião. O que vem a sua cabeça? Provavelmente, o pensamento que surgiu tinha a ver com crianças felizes e doces. Isso graças à tradicional distribuição de guloseimas que ocorre no dia 27 de setembro, muito comum em boa parte do Brasil. Porém, os dois santos também têm em seu currículo o fato de levarem alegria às pessoas através de outra doação: a de órgãos e tecidos.

Segundo a Igreja Católica, os gêmeos Cosme e Damião eram médicos que exerciam a profissão sem receber qualquer pagamento. Tornaram-se padroeiros dos transplantes por terem sido os responsáveis pela realização da primeira cirurgia desse tipo na humanidade.

No século XII, os santos operaram o sacristão de uma igreja na Sicília, que havia sofrido gangrena em uma das pernas e acabou resultando em uma amputação. Os dois foram a um cemitério buscar um novo órgão. O único cadáver que poderia ser utilizado era de um negro etíope. O transplante foi um sucesso e o sacristão passou a ter novamente as duas pernas, agora uma de cada cor.


O que as religiões falam sobre a doação

O catolicismo, protestantismo, espiritismo, judaísmo, talmud, islamismo, budismo, seicho-no-ie e anglicanismo apoiam a doação de órgãos. Já os hindus, testemunhas de Jeová, Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) e a Igreja Pentecostal acreditam que a decisão é de inteira responsabilidade do indivíduo, mas não se opõem ao transplante. Os testemunhas de Jeová são contrários apenas à transfusão de sangue.

Conheça os mitos sobre a doação de órgão.

Veja as perguntas frequentes sobre transplantes.
 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!