Início » Fique por dentro » Notícias » Cadastros desatualizados comprometem realização de transplantes de córneas

10/06/2013

Cadastros desatualizados comprometem realização de transplantes de córneas

Você ou um familiar está na lista de transplante de córnea? É importante se certificar que seus dados estão atualizados no sistema. Muitos pacientes que aguardam para serem transplantados estão com seus cadastros desatualizados, impossibilitando qualquer comunicação das equipes.

“O candidato deve manter seu cadastro atualizado, pois somente assim poderá realizar o transplante quando houver uma córnea disponível, respeitando-se, naturalmente, a posição em fila. O PET vem aumentando os esforços no sentido de captar mais córneas e os pacientes que não estão com os exames atualizados devem procurar seus médicos para assim fazê-los. A responsabilidade do médico é manter o controle do seu paciente e, quando houver uma córnea disponível, realizar o transplante”, diz o coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo.

Um dos principais objetivos do PET é zerar a fila de transplante de córnea. Para isso, em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, um novo banco de olhos – o segundo no Estado do Rio de Janeiro, que já possui um banco em Volta Redonda – será aberto com o intuito de aumentar ainda mais a oferta de córneas no estado.

Porém, os resultados do PET dependem de todos os envolvidos nesse trabalho: central de transplantes esforçando-se na captação e distribuição de córneas; médicos transplantadores com controle adequado sobre seus pacientes; e pacientes mantendo contato frequente com seu médico e realizando os exames necessários.

Portanto, se você estiver inscrito na lista de transplante de córneas de qualquer hospital – da rede pública ou particular –, não esqueça: entre em contato com o seu Centro Transplantador ou ligue para o 155 e mantenha seus dados sempre atualizados. Lembre-se também de solicitar ao seu médico que seus exames pré-operatórios permaneçam em dia. Evite qualquer pendência que possa comprometer a realização da sua cirurgia.