Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Doação de órgãos vira tema em rede social

Notícias

RSS

23/07/2012

Doação de órgãos vira tema em rede social


Doação de órgãos vira tema em rede social
A discussão sobre doação de órgãos e tecidos chegou às redes sociais. Muito utilizados para divulgar ideias, promover debates sobre diversos assuntos e manter contato com os amigos, sites como Facebook, Twitter, Orkut, entre outros, agora são vistos como mais um meio para conscientizar as pessoas sobre a importância do ato de doar.

Uma experiência que vem chamando bastante atenção é a do Facebook, que criou uma nova ferramenta para incentivar a doação. Em determinados países, os usuários podem exibir em seus perfis que são doadores, compartilhando o seu desejo com amigos e familiares. A ferramenta ainda não está disponível para usuários do Brasil. Porém, o Ministério da Saúde firma no próximo dia 30 um convênio com o presidente da rede social na América Latina, para que a funcionalidade esteja disponível no país.

Nos países onde a legislação permite a doação altruísta – sem ligação familiar ou emocional do doador com o receptor do órgão –, as redes sociais são bastante utilizadas para conseguir doadores para pessoas que esperam por um transplante. Familiares, amigos ou até os próprios pacientes criam páginas contando a sua história e buscando um doador.

No entanto, para inibir a comercialização de órgãos, a legislação brasileira não permite a doação entre vivos sem vínculo familiar ou emocional. Esse tipo de doação é autorizado somente para cônjuge ou parentes até 4º grau (pais, irmãos, netos, avós, tios, sobrinhos e primos). Pessoas com grau de parentesco mais distante ou sem relação consanguínea, apenas emocional (ex.: cunhado, sogro, sogra, genro, nora etc.) dependem de uma autorização judicial para que o transplante seja realizado.

Veja dicas para usar as redes sociais para conscientizar sobre a doação de órgãos e tecidos:

1 - Expresse seu desejo de ser doador em suas redes sociais

Ao expressar sua vontade de ser doador, além de deixar claro sua opinião sobre o assunto, você dá um exemplo a seus familiares e amigos, estimulando-os a fazer o mesmo.

2 - Poste periodicamente mensagens falando sobre a importância de doar

O tema doação de órgão deve sempre estar em pauta. Então, periodicamente poste mensagens lembrando a todos que a doação de órgãos e tecidos salva vidas.

3 - Compartilhe notícias sobre doações de órgãos, tecidos e transplantes

Outra maneira inteligente de estar sempre colocando a questão sobre a doação de órgãos em debate.

4 - Indique sites sobre o assunto para seus amigos e seguidores

Ao indicar sites de entidades de referência, você estará ajudando a impedir a disseminação de informações erradas sobre a questão dos Transplantes.

Então fique à vontade para indicar sites como o do Programa Estadual de Transplantes (www.transplante.rj.gov.br); da Associação Brasileiras de Transplantes de Órgãos (www.abto.org.br); e do Sistema Nacional de Transplantes (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1004).
 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!